segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

3ª Reunião – Palmas/TO - Conferência de Cultura

Publicada em Abril de 2012 

Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC) 
Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC) 


Evento tem apoio do MinC e será realizado em Palmas, de 12 a 14 de abril. 

Nesta terça-feira, 10 de abril, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu em seu gabinete, em Brasília, o senador João Ribeiro (PR/TO), o diretor de Articulação e Difusão Cultural de Palmas, Cícero Belém Filho, e a presidente da Fundação Cultural da capital do Tocantins, Kátia Maia Flores. Eles vieram convidar a ministra para a 3ª edição da Conferência Municipal de Cultura de Palmas, que será realizada na cidade, no período de 12 a 14 de abril, e também para a reabertura do Teatro Fernanda Montenegro. 

A reforma do teatro contou com recursos do Ministério da Cultura (MinC), no valor de R$ 625 mil. O teatro tem 513 lugares e é considerado um dos maiores da região Norte, além da mais importante casa de espetáculos do estado. A reforma incluiu nova iluminação, sistema de som, cortinas, assoalho de palco e uma série de outras inovações. 

A Conferência Municipal de Cultura de Palmas tem o apoio do MinC, e durante a sua realização serão definidas as diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Cultura 2012/2021. O plano será construído a partir de consulta a toda a sociedade sobre as demandas culturais para os próximos dez anos. Os secretários Henilton Menezes, de Fomento e Incentivo à Cultura, e de Políticas Culturais, Sergio Mamberti, ambos do MinC, já confirmaram presença no evento. 

Também participarão da conferência o coordenador-geral de Cultura e Cidadania da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Pedro Domigues Monteiro Júnior, e o chefe da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz. A temática da conferência será Institucionalidade da Cultura e Democracia Cultural. 

Dentro da programação da conferência acontecerão, também, o 3º Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte e o 1º Encontro de Gestores das Capitais, Secretários de Cultura dos Estados da Região Norte e Financiadores de Cultura. 



Indução de investimentos Sobre a sua participação na conferência, o secretário Henilton Menezes afirmou: “Temos várias culturas no nosso Brasil. No Norte, existem diversas peculiaridades, incluindo o custo amazônico, promovido pelas grandes distâncias e dificuldades de acesso. A participação da Sefic na Conferência Municipal de Cultura, mais especificamente no Fórum de Gestores das Capitais da Região Norte, tem o propósito de discutir formas de indução de investimentos na Amazônia Legal, no escopo do incentivo fiscal, observadas diversas singularidades”. 

Segundo Henilton, “ouvindo os gestores locais, pretendemos construir parcerias com os investidores, observando as políticas públicas de fomento, de forma que elas cheguem também nas regiões mais remotas do país. Essa proposta vai ao encontro de umas das prioridades apontadas na II Conferência Nacional de Cultura. Também com esse propósito, no ano passado, em parceria com a Representação Regional Norte, a Sefic realizou encontros nas cidades de Macapá, Rondônia e Belém”, ressaltou. 

O Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte reunirá gestores de Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Roraima, Boa Vista, Porto Velho e Palmas, que discutirão as políticas e necessidades de investimentos federais e privados em Cultura nessas capitais. O encontro contará também com agentes financiadores, como a Fundação Vale e o Banco da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário